(11)99633-3008 / 98354-0405

Educação Empreendedora no Ensino Fundamental

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o Ensino Fundamental, e adotada pelo Colégio Futuro, incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade.

A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

O curso para esta etapa da Educação Básica é o Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco:

- Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos;

- Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;

- Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;

- Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.

Dessa forma, o curso, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.

Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

O Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP é composto por nove cursos:

- 1º ano do Ensino Fundamental: O mundo das ervas aromáticas (Duração: 26 horas de aplicação com os estudantes).

- 2º ano do Ensino Fundamental: Temperos naturais (Duração: 24 horas de aplicação com os estudantes).

- 3º ano do Ensino Fundamental: Oficina de brinquedos ecológicos (Duração: 26 horas de aplicação com os estudantes).

- 4º ano do Ensino Fundamental: Locadora de produtos (Duração: 22 horas de aplicação com os estudantes).

- 5º ano do Ensino Fundamental: Sabores de cores (Duração: 22 horas de aplicação com os estudantes).

- 6º ano do Ensino Fundamental: Ecopapelaria (Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes).

- 7º ano do Ensino Fundamental: Artesanato sustentável (Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes).

- 8º ano do Ensino Fundamental: Empreendedorismo social (Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes).

- 9º ano do Ensino Fundamental: Novas ideias, grandes negócios (Duração: 25 horas de aplicação com os estudantes).